Membros

Anselmo Ramalho Pitombeira Neto (líder)

Departamento de Engenharia de Produção (UFC)

anselmo“Possui graduação em Engenharia de Produção Mecânica (Universidade Federal do Ceará, 2005), mestrado em Engenharia Mecânica (Universidade de São Paulo , 2008) e doutorado em Engenharia de Transportes (Universidade Federal do Ceará , 2015). É professor adjunto do Departamento de Engenharia de Produção da Universidade Federal do Ceará, no qual leciona as disciplinas de Pesquisa Operacional, Simulação de Sistemas e Economia da Engenharia. Possui publicações nas revistas Computers and Industrial Engineering, Transportes e Journal of Construction Engineering and Management, e em anais de eventos como ENEGEP, SIMPEP, SBPO, ANPET, ICPR e WinterSim. Seus interesses de pesquisa incluem a aplicação de programação matemática, meta-heurísticas, modelagem e simulação estocástica, e métodos estatísticos a problemas em sistemas de produção e transportes. Lidera o grupo de pesquisa OPL – Pesquisa Operacional em Produção e Logística.”

Áreas de Interesse: Otimização e simulação de sistemas de produção e transportes.

Lattes/CNPq

ORCID

E-mail: anselmo.pitombeira@ufc.br

 

Bruno de Athayde Prata

Departamento de Engenharia de Produção (UFC)

bruno prata“Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Ceará, Mestrado em Logística e Pesquisa Operacional pela mesma instituição e Doutorado em Engenharia Industrial e Gestão pela Universidade do Porto. É professor Adjunto Nível III do Departamento de Engenharia de Produção da Universidade Federal do Ceará. Líder do grupo Pesquisa Operacional em Produção e Logística – OPL, cadastrado no CNPq. Atualmente é Coordenador do Programa de Mestrado em Logística e Pesquisa Operacional (GESLOG/CT/UFC) e membro permanente do Programa de Mestrado em Modelagem e Métodos Quantitativos (MMQ/CC/UFC). Atualmente suas pesquisas se concentram na área de problemas de sequenciamento, corte e empacotamento, roteamento e localização de facilidades, com aplicações em Logística e Gestão de Operações.”

Áreas de Interesse: Problemas de roteamento, localização e sequenciamento, com aplicações em Logística e Gestão de Operações.

Lattes/CNPq

ORCID

E-mail: baprata@ufc.br

 

João Vitor Moccellin

Departamento de Engenharia de Produção (UFC)

Captura de tela 2016-12-24 13.30.45“Possui graduação em Engenharia Civil pela Escola de Engenharia de São Carlos, Universidade de São Paulo (1973), mestrado em Engenharia Mecânica, Programa de Eng de Produção pela Escola de Engenharia de São Carlos, Universidade de São Paulo (1979) e doutorado em Engenharia Mecânica, Programa de Eng de Produção pela Escola de Engenharia de São Carlos, Universidade de São Paulo (1982). Pós-doutorado no Operations Research Program da North Carolina State University – USA (1986). Livre-Docente em Pesquisa Operacional Escola de Engenharia de São Carlos, Universidade de São Paulo (1992). Foi docente da Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo de agosto/1975 a fevereiro/2011, ocupando o cargo de Professor Titular no período de maio/1994 a fevereiro/2011. Atualmente é Professor Adjunto do Departamento de Engenharia de Produção da Universidade Federal do Ceará, Campus do Pici, Fortaleza-CE. Tem experiência na área de Engenharia de Produção, com ênfase em Pesquisa Operacional e Programação da Produção. Assessor “ad hoc” da CAPES e CNPq. Editor Associado da Revista Pesquisa Operacional, membro dos Conselhos Científicos das Revistas Produção e Gestão & Produção. Referee do Journal of the Operational Research Society – UK.”

Áreas de Interesse: Pesquisa Operacional e Programação da Produção.

Lattes/CNPq

E-mail: jvmoccel@sc.usp.br

 

Tibérius de Oliveira e Bonates

Departamento de Estatística e Matemática Aplicada (UFC)

tiberius opl“Possui graduação em Ciências da Computação (1998) pela Universidade Estadual do Ceará, mestrado em Engenharia de Sistemas e Computação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (COPPE/UFRJ) e doutorado em Pesquisa Operacional pela Rutgers University (State University of New Jersey). Atualmente, é professor do curso de Matemática Industrial da Universidade Federal do Ceará. Trabalhou como consultor em Tecnologia da Informação e Otimização nas empresas Princeton Consultants (http://www.princeton.com) e Dash Optimization (agora FICO, http://www.fico.com). Tem longa experiência no desenvolvimento de sistemas de computação científica nas áreas de Programação Matemática, Otimização Combinatória, Aprendizado de Máquina e Bioinformática, tendo publicado os resultados de suas pesquisas em periódicos científicos, tais como Annals of Operations Research, Discrete Applied Mathematics, e Annals of Mathematics and Artificial Intelligence. Tem experiência na resolução de problemas de otimização de grande porte na indústria, incluindo participação em projetos de escalonamento de aeronaves para a indústria de aviação civil. É revisor frequente para periódicos internacionais, tais como Annals of Operations Research, Discrete Applied Mathematics, Journal of Heuristics, Journal of Combinatorial Optimization, entre outros.”

Áreas de Interesse: Programação Matemática, Heurísticas e Metaheurísticas.

Lattes/CNPq

E-mail: tb@ufc.br

Colaboradores

Abraão Freires Saraiva Júnior

Departamento de Engenharia de Produção (UFC)

Captura de tela 2016-12-24 13.24.12“Formado com louvor (Magna Cum Laude) em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Ceará – UFC (2007), instituição em que realizou pesquisa e extensão no Grupo de Engenharia Econômica (GEE). É mestre e doutor em Engenharia de Produção pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (2015), atuando no grupo de pesquisa em Economia da Produção e Engenharia Financeira (EPEF). É colaborador do Ministério da Educação (MEC) / Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) como elaborador de itens do ENADE. É revisor de periódicos acadêmicos nacionais e internacionais, tais como: Gestão & Produção; Produto e Produção; Sinapse Múltipla; e Journal of Managerial Issues. Como pesquisador, tem autoria de artigos nacionais e internacionais na área de Engenharia de Produção / Gestão de Operações, principalmente, sobre os seguintes temas: modelagem de custos, preços, margens e lucros para tomada de decisão; engenharia econômica; decisão de mix de produtos; educação em engenharia; gestão da inovação; empreendedorismo; e gestão do conhecimento. É co-autor do livro Preços, Orçamentos e Custos Industriais (2010 – Editora Elsevier). Foi professor do curso de Engenharia de Produção da PUC-SP, ministrando as disciplinas de Fundamentos de Finanças e Gestão de Custos; e Planejamento e Controle da Produção I. Atuou na UFERSA como Professor Efetivo do curso de Engenharia de Produção (EP), ministrando as disciplinas de Fundamentos da Modelagem Econômico-Financeira; Modelagem de Custos, Preços e Lucros para Tomada de Decisão; e Engenharia Econômica e Finanças; além de ser Coordenador do Laboratório de Estudos Avançados em Engenharia Econômico-Financeira e Inovação (LEFIN), Professor e Coordenador do Curso de Especialização em Engenharia de Produção (CEEP), Coordenador de Planejamento da Incubadora Tecnológica e do Agronegócio de Mossoró (IAGRAM) e Diretor Administrativo da Fundação Guimarães Duque (FGD). Consultor da Fundação Carlos Alberto Vanzolini (FCAV – USP), possuindo experiência em projetos nas áreas de: análise gerencial de custos, formação de preço de venda, programa 5S, gestão de operações, modelagem econômica de projetos e empreendimentos, mentoria de emprendedores. Possui experiências profissionais e atuação em projetos de consultorias e treinamentos em empresas nacionais e multinacionais de vários setores, tais como: Embraer, Basf, Redecard, TBM, Mecesa, IBAP, Esmaltec, Unimed, Apoena Educação, entre outras. Atualmente, atua como professor efetivo do Departamento de Engenharia de Produção do Centro de Tecnologia da Universidade Federal do Ceará (DEPRO CT UFC), Diretor Adjunto de Extensão do CT UFC, Fundador/Coordenador do Centro de Empreendedorismo do CT UFC e Vice-Coordenador do Curso de Engenharia de Produção, ministrando as disciplinas de Economia da Engenharia; Projeto Industrial; Modelagem Econômico-Financeira Avançada; e Engenharia Econômica.”

Áreas de Interesse: Análise e Modelagem de Custos, Gestão Econômica de Operações, Gerência da Produção.

Lattes/CNPq

E-mail: abraaofsjr@gmail.com

 

Dmontier Pinheiro Aragão Júnior

Engenharia de Produção (UFC/Campus Russas)

Dmontier_Aragao_Jr.png“Graduado em Ciências da Computação pela UFC (2004), mestre em Engenharia de Transportes também pela UFC (2009) onde desenvolveu metodologia de monitoramento de arranjos produtivos e com doutorado em Engenha de Produção na UFSC (2014), quando estudou a colaboração em sistemas multiagentes na roteirização dinâmica de veículos. Já tendo feito parte de projetos nacionais e internacionais na área de transporte, logística, arranjos produtivos, sistemas de informações e software livre. Programa nas linguagens: Pascal, C, Java, Perl, PHP, dentre outras. Certificado ITIL Foundation em 2008. Atualmente é professor efetivo da Universidade Federal do Ceará.”

Áreas de Interesse: Logística Dinâmica, Tecnologias Aplicadas à Logística, Pesquisa Operacional, Engenharia de Software.

Lattes/CNPq

E-mail: dmontier.aragao@ufc.br

 

Francisco Moraes de Oliveira Neto

Engenharia Civil (UFC/Campus Russas)

Francisco Moraes de Oliveira NetoPossui Graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Ceará (2002), Mestrado em Engenharia de Transportes pela Universidade Federal do Ceará (2004), e Doutorado pela University of Tennessee-Knoxville (2010). Realizou estágio pós-doutoral no Centro de Pesquisa em Análise de Sistemas de Transportes (CTA ? Center for Transportation Analysis) do Laboratório Nacional de Oak Ridge (ORNL ? Oak Ridge National Laboratory), USA. Atualmente é Professor Adjunto do Departamento de Engenharia de Transportes da Universidade Federal do Ceará (UFC). Participa em pesquisa colaborativa com o Grupo de Pesquisa em Transportes, Trânsito e Meio Ambiente do Departamento de Engenharia de Transportes da UFC – GTTEMA/DET/UFC. Possui experiência profissional e acadêmica em Gerenciamento e Simulação de Sistemas Urbanos de Tráfego, e em Pesquisa Operacional. Tem interesse nas seguintes áreas: Análise de Sistemas de Transportes, com ênfase na Modelagem de Redes de Transportes de Carga e de Passageiros, Modelagem Comportamental e Análise Espacial em Transportes.

Áreas de Interesse: Análise de Sistemas de Transportes, com ênfase na Modelagem de Redes de Transportes de Carga e de Passageiros, Modelagem Comportamental e Análise Espacial em Transportes.

Lates/CNPq

E-mail: moraes@det.ufc.br