Projetos OPL


 Modelos lineares dinâmicos para a estimação de fluxos origem-destino em redes de transportes

Atualmente, as capitais e grandes cidades brasileiras passam por problemas de mobilidade. Ao longo de décadas, o aumento da população urbana e o planejamento inadequado do transporte nas cidades levou à deterioração progressiva nas condições de mobilidade, cujo principal sintoma é o congestionamento do sistema viário, o qual implica em altos custos para os usuários do sistema de transportes. Neste projeto de pesquisa, será abordado o problema de estimação de fluxos origem-destino em redes de transportes. Este problema também é conhecido na literatura como o problema de obtenção da matriz origem-destino (matriz OD). Dada uma região geográfica subdividida em zonas, o problema consiste em estimar os fluxos de transporte, de passageiros ou de carga, entre pares de zonas de origem e de destino em um dado período de tempo. Mais recentemente, em virtude da disponibilidade de séries temporais dos volumes de tráfego, tem-se buscado explorar a variabilidade dinâmica dos fluxos OD, dando origem aos modelos dinâmicos. Este projeto tem o objetivo de investigar a aplicação de modelos dinâmicos lineares (DLMs) para a estimação de fluxos origem/destino em redes de transportes. Os modelos dinâmicos desenvolvidos poderão ser usados para estimar fluxos OD atuais e futuros, complementando as informações provenientes de pesquisas domiciliares. Ademais, contribuirão para a teoria relativa à análise de sistemas e redes de transportes, permitindo uma melhor compreensão dos problemas reais de mobilidade nas grandes cidades.
Coordenador: Anselmo Ramalho Pitombeira Neto
Integrantes:  Bruno Bertoncini, Francisco Moraes de Oliveira Neto, Bruno de Athayde Prata.

Financiamento: Universal CNPq


Problemas de corte e empacotamento integrados à programação da produção

Neste projeto, pretendemos investigar modelos e algoritmos para variantes do problema de corte de estoque e empacotamento integrado à programação da produção. Os problemas de corte e empacotamento são importantes problemas que ocorrem na prática. Os mesmos se caracterizam pela existência de um conjunto de ordens de produção para itens menores, os quais devem ser cortados a partir de objetos maiores ou empacotados nesses. Em geral, o principal objetivo refere-se à minimização da perda de material, o que se configura como minimização de custos de produção. Dentre os problemas de corte, destacam-se os problemas de corte de rolos em indústria de papel, corte de barras de aço, cortes de peças de madeira, vidro e tecido. Os problemas de corte e empacotamento são classificados como NP-hard. Isso significa que é difícil obter soluções ótimas por meio de algoritmos exatos em um tempo computacional aceitável no caso de problemas reais de larga escala. Por esta razão, normalmente se recorre a métodos heurísticos, os quais são capazes de gerar soluções subótimas em um tempo aceitável.

Coordenador: Anselmo Ramalho Pitombeira Neto

Integrante: Bruno de Athayde Prata


Modelagem e simulação de processos na Maternidade Escola Assis Chateaubriand da Universidade Federal do Ceará

Esta ação visa à modelagem informacional e simulação dos processos de decisão na Maternidade Escola Assis Chateaubriand (MEAC/UFC). Para isso, a ação contará com a participação de alunos de graduação e funcionários da MEAC que buscarão compreender os processos e representá-los por meio de fluxogramas do tipo BPMN (Business Process Model and Notation), com o emprego do software livre Bizagi. Este tipo de representação de processos permite a identificação dos atores envolvidos nos processos decisórios, sequência de atividades, eventos, documentos, e quaisquer outros recursos necessários para execução de tarefas. Com isso, é possível ter uma visão geral da execução dos processos, facilitando a comunicação entre os atores envolvidos e permitindo a identificação de problemas e oportunidades de melhorias. A modelagem também estabelece uma base para que seja realizada a simulação dos processos. Ou seja, com os processos atuais modelados, é possível vislumbrar cenários de modificações nos processos cujos impactos em indicadores de desempenho podem ser estimados por meio de simulação computacional. Como resultados, espera-se um impacto positivo na atuação dos profissionais da área de saúde da MEAC/UFC, por meio da melhoria na comunicação acerca dos processos e decisões, como também à própria melhoria dos processos, por meio da identificação de ineficiências. O projeto também terá impacto indireto sobre as 8000 pessoas atendidas por mês em média na MEAC. Esta ação se integra à linha de atuação em ensino e pesquisa em modelagem e simulação de sistemas do DEPRO/UFC, departamento de origem do coordenador da ação.
Coordenador: Anselmo Ramalho Pitombeira Neto
Integrantes: Eugenie Desirée Rabelo Néri Viana,  Tatiana Amâncio Campos Crispim,  Juliana de Lima Comaru, Jônatas Breno Gomes Amarante (aluno graduação), Roniel Venâncio Alencar Santana (aluno graduação)


Models and algorithms for new variants of open shop scheduling problems

We investigate new variants of the open shop scheduling problem (OSSP). Since the OSSP is NP-complete, priority rules and metaheuristics are proposed. We carried out computational experiments on literature problem instances adapted to the variants under study in order to test the performance of the proposed algorithms.

Coordenador: Bruno de Athayde Prata
Integantes: Anselmo Ramalho Pitombeira Neto, João Vitor Moccelin, Tibérius de Oliveira e Bonates.
Financiamento: Universal CNPq


Models and algorithms for scheduling hybrid flow shops with machine blocking and setup times

We investigate a new variant of the hybrid flow shop problem (HFSP) considering machine blocking and both sequence-independent and sequence-dependent setup times. Mathematical formulations based on mixed integer programming are proposed. Since the HFSP is NP-hard, we propose priority rules and metaheuristics. We carried out computational experiments on simulated problem instances in order to test the performance of the priority rules. The objective function adopted was makespan minimization.

Coordenador: Bruno de Athayde Prata
Integantes: Anselmo Ramalho Pitombeira Neto, João Vitor Moccellin.
Financiamento: FUNCAP (PIBIC)