Sobre o OPL

O OPL - Pesquisa Operacional em Produção e Logística - é um grupo de pesquisa e laboratório de alto nível vinculado ao Departamento de Engenharia de Produção da Universidade Federal do Ceará - UFC, liderado pelos professores Anselmo R. Pitombeira Neto e Bruno A. Prata. O grupo é certificado pelo CNPq. O grupo possui natureza interdisciplinar, e inclui pesquisadores e alunos em áreas diversas, dentre as quais: engenharia, matemática industrial, ciência da computação e matemática.

O laboratório realiza projetos de pesquisa com ênfase na modelagem matemática e computacional de problemas de produção, logística e transportes, com uso de técnicas de otimização matemática, simulação estocástica, aprendizado de máquina e ciência de dados. Os objetivos do laboratório incluem a solução de problemas reais, o incremento dos níveis de eficiência e eficácia dos sistemas produtivos, a formação de recursos humanos de alto nível, e o desenvolvimento de aplicações com uso de algoritmos em consonância com as demandas da indústria 4.0.

O OPL tem suas pesquisas direcionadas a problemas de planejamento e programação da produção, corte e empacotamento de materiais, alocação de recursos, localização de facilidades, roteirização de veículos, simulação de sistemas logísticos, e análise de tráfego em redes de transporte. Outros problemas de interesse prático nas áreas supracitadas também são potenciais objetos de estudos do OPL.

Para o desenvolvimento dos projetos, são requeridos conhecimentos das áreas de programação matemática, otimização combinatória, simulação estocástica, aprendizado de máquina, ciência de dados, e estatística (principalmente bayesiana), com forte utilização de ferramentas computacionais com base nas linguagens Python, Julia e R.