Modelagem e análise de fluxos de tráfego em redes de transportes

Imagem por: Prawny

Um dos principais problemas urbanos é o congestionamento. Para mitigar seus efeitos, é necessário conhecer como os fluxos de tráfego se distribuem nas redes viárias das cidades.

Este projeto aborda a modelagem e análise de fluxos de tráfego em redes de transporte. O principal problema de pesquisa é a estimação dos fluxos origem-destino, também conhecido como problema de estimação da matriz OD. O objetivo é estimar as origens e destinos do tráfego observado em uma rede viária, e dessa forma planejar melhor intervenções no sistema de transportes e prever a evolução temporal do tráfego.

Para a modelagem do tráfego, tem-se utilizado modelos de espaço de estados, os quais são modelos dinâmicos estocásticos cuja inferência é realizada sob um ponto de vista da estatística bayesiana. Adicionalmente, tem-se utilizado ferramentas da ciência de dados para analisar dados de tráfego obtidos por meio de sensores instalados na rede viária da cidade de Fortaleza.

O projeto conta com a colaboração do Prof. Luis Carvalho , do Departamento de Matemática e Estatística da Boston University .

Este projeto possui financiamento do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq , por meio do processo de número 422464/2016-3.


Integrantes do projeto

Anselmo R. Pitombeira Neto (Coordenador)

Michael B. Chaves (Iniciação científica voluntário)